segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Veja o que alguns dos temperos e ervas que você já conhece podem fazer pela sua saúde e beleza....



Hortelã 



Ideal para infusões. É refrescante e revigorante da pele, proporciona melhora nos problemas respiratórios, em virtude de ser rico em mentol. Reduz a febre, descongestionante. Anti-séptico, analgésico e vaso constritor. Tem efeito vermicida. Alivia as tosses e resfriados. Estafa e cansaço mental, depressão




                                                                                                                                                                                                 
Camomila



Ideal para infusões. Graças ao seu conteúdo em azuleno, é um excelente agente antiinflamatório, que acalma a pele irritada e também atingida pela acne.Especialmente boa para problemas menstruais, além de ser leve sedativo para o uso infantil, de ação antiespasmódica








Cravo da índia 
O chá é um remédio bem conhecido para dores de estômago. Muito usado para aromatizar alimentos. Tônico fragrante, quente. Anti-séptico poderoso, tanto que o capacita para utilização em todos os tipos de infecções, inclusive as de pele e cabelo. Faça um enxágüe após a lavagem do couro cabeludo atingido pela caspa e o problema é eliminado em alguns dias.






Canela 

O Chá tem aroma picante, terral, temperado, radiante, ainda que levemente amadeirado. 
Considerada pelos antigos, e varias vezes mencionado na Bíblia como uma das mais importantes fragrâncias aromáticas, a canela já era comercializada entre a Índia, China e Egito há mais de 4000 anos. O imperador chinês Sheng Nung, em 2700 a.C., em sua farmacopéia chamou-a "kwei".Existem lendas dizendo que a canela fora pela Rainha de Sabá entregue para o Rei Salomão, para ser um dos aromas destinados a ungir a Arca da Aliança e agora se comprova que seu uso serve para combater a celulite, em compressas tópicas. 




Alecrim 
                                                                                                                                                                                       

As folhas frescas são estimulantes, tônicas. Mas cuidado, porque aumentam a pressão sanguínea. É um excelente sudorífero, fantástico para limpar a pele de toxinas. Combate tonturas , desmaios, esgotamento, físico e mental, porém novamente é preciso cuidado.

Não usar em hipertensos ou epilépticas. Evitar o uso na gravidez, febre, ou com medicamentos homeopáticos

Baunilha 

A fava é ótima para aromatizar o açúcar e tem ação estimulante, recuperando a pele ressecada. Faça uma pasta do açúcar aromatizado com baunilha e mel e massageie suavemente a pele do rosto, enxágüe com água morna e sinta a diferença de maciez!






Orégano 


As folhas secas são estimulantes e antisépticas, servem para ajudar a digestão e o chá frio para acalmar regiões inflamadas entre os dedos dos pés.





Essa medicina estética caseira exige algumas precauções importantes. Busque sempre produtos frescos, verifique se o material está seco e livre de fungos. Evite comprar temperos em bancas de rua ou locais de venda aberta, sem embalagem protetora. Para uso caseiro assegure-se do tipo de benefício comprovado que a planta pode oferecer e prepare as misturas em recipientes limpos e apropriados, evitando vasilhas de alumínio ou ferro( prefira inox, vidro, porcelana ou plástico).
Bom proveito!
Beijinhos




Nenhum comentário: