terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pêlos encravados

Aprenda a retirar os pêlos encravados sem deixar marca e veja como cuidar para que não apareçam após a próxima depilação!


Causas
Geralmente, o pêlo encrava porque o canal por onde ele passa fica obstruído. Lesões no folículo (onde sai o pêlo) causadas pela depilação também o deixam inchado e barram a saída. E além disso, o uso de roupas apertadas favorecem o quadro!


Como é
O pêlo encravado passa por uma evolução. Começa como uma bolinha (que pode ser vermelha ou não), indicando que o pêlo não nasceu corretamente. Em peles brancas, dá até para ver o caminho que ele faz. Se não tiver cuidado, o fio inflama a região, que fica avermelhada chegando até a formar pus, causando a dor.




As depilações
Cada pessoa reage diferentemente aos tipos de depilação. Especialistas apontam como melhor opção a depilação a laser (definitiva), que queima a raiz do fio. Diante das outras alternativas, a depilação com lâmina, feita no sentido do crescimento do fio geralmente traz menos problemas, pois não arranca o pêlo. Cremes depilatórios também funcionam assim, mas não esqueça de chegar se você não é alérgica à fórmula.






Prevenção
Para não ter pêlos encravados, faça uma esfoliação para afinar a pele alguns dias antes de se depilar. Quando perceber que os pêlos estão começando a nascer de novo, repita a esfoliação por três dias seguidos. Fazendo isso, o processo deixa a pele mais preparada para facilitar a saída do pêlo e evitar que ele fique encravado. Para ter um efeito melhor, use esfoliante corporal com pequenos grãos em vez de passar uma bucha vegetal, que pode acredir a cútis (pele).





Emergência
Recebeu um convite  de última hora para ir a um encontro ou à praia  e notou alguns pêlos encravados?
Atenção!!! Você só poderá removê-los se estiverem superficiais e sem inflamação. Se for o caso, tenha muito cuidado: esterelize uma agulha, colocando-a no fogo até que fique vermelha. Espere esfriar e limpe com álcool. Então, fure a pele e retire o fio. Agora que ele passou da superfície, puxe-o delicadamente com uma pinça.


Nenhum comentário: