sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Olheiras

O que são olheiras?
Hiperpigmentação suborbital, popularmente conhecidas como olheiras. São aquelas manchas escuras que aparecem nas pálpebras superiores e inferiores, circundando os olhos e dando um aspecto de cansaço na face.


Causas?
Surgem em decorrência do acúmulo de melanina (pigmento escuro da pele) e da congestão dos vários vasos sanguíneos em baixo dos olhos.

> O fator genético (etnia) é o mais comum deles (muitos descendentes de povos árabes e de latinos apresentam olheiras);
> Podem aparecer por conta do cansaço e estresse do dia-a-dia, causadas pelas noites mal dormidas;
> Período pré-menstrual;
> Doenças endócrinas e metabólicas, etc.

Outros dois fatores também favorecem o aumento das olheiras com o passar do tempo: o fotoenvelhecimento e a gravidade. A medida que a pele da região da pálpebra inferior se move para baixo, por efeito da gravidade, ela torna-se mais fina; os vasos sanguíneos aumentam, em resposta a esse adelgaçamento e maior transparência.


Prevenção?
Não existe uma prevenção para olheiras porque, na maioria dos casos, elas são um problema genético. No caso das formadas por cansaço, é preciso dormir com qualidade de sono. A incidência em homens e mulheres é igual, porém o problema é mais comum em mulheres morenas, que já têm mais pigmentação na pele, e além disso, a tensão pré-menstrual pode agravar as manchas.


Tratamento?
Nenhum tratamento para olheiras é definitivo. O tratamento mais eficaz é a aplicação de luz intensa pulsada (aparelho que não é um laser mas que também utiliza a luz como forma de tratamento). Pode atuar com grande eficácia, clareando a pele e diminuindo os vasos. Apesar de melhorar muito o aspecto, com o tempo as olheiras tendem a voltar. Depois de um ano é preciso refazer o tratamento.

Outros tratamentos tópicos muito bons são com cremes à base de vitamina K e ácidos. Compressas geladas de chá de camomila também melhoram o aspecto.

hoje em dia existem muitos produtos no mercado para resolver esse problema. Alguns dos tratamentos mais eficazes são os peelings químicos específicos para os olhos, que amenizam o aspecto escuro das olheiras. Depois da luz intensa pulsada, é o tratamento mais eficaz contra as olheiras. O peeling melhora em cerca de 60% o aspecto das indesejáveis manchas escuras.


Cosméticos?
Vários cosméticos foram colocados no mercado, com promessas de atenuação e até eliminação das olheiras, mas o passar dos tempos mostrou que a camuflagem (maquiagem) ainda é o melhor produto para o disfarce desta hiperpigmentação.

Obs: Em outro post, colocaremos dicas essenciais para combater as olheiras formadas por cansaço!


E você? Sofre com essas benditas? Já fez algum tratamento?
Escreva para nós!



Nenhum comentário: