sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Dor de cabeça no verão: ninguém merece!



Sentiu aquela dor de cabeça? Saiba que isso é mais comum do que se imagina durante o verão!! De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro Médico Beth Israel Deaconess, nos Estados Unidos, envolvendo até 7mil pacientes, a incidência de dores de cabeça causadas por enxaquecas, tensão ou outras causas crescem cerca de 7,5% para cada 5ºC a mais na temperatura. Existem outros fatores, claro, como pressão e poluição do ar.


Como surge a dor de cabeça?
O calor costuma causar desidratação e ela desequilibra o processo de entrada e saída de sódio e potássio das células, causando um distúrbio no metabolismo que facilita a dor de cabeça.


Conheça as principais causas e como combatê-las:



Excesso de sol e calor: evite exageros na exposição ao sol e calor nessa época, se possível, evitando os horários de pico de sol, e quando não tiver jeito de escapar, invista em óculos escuros, chapéus ou sombrinhas.




Viagens demoradas: durante as viagens longas, ficamos expostos a vários desencadeantes (como movimentação do transporte, altas temperaturas e jejum prolongado), então procure se hidratar bem, fazer lanches a cada três horas e se mexer de vez em quando e se possível andar um pouco.



Excessos na alimentação ou jejum prolongado: Comer de mais e de menos. Os dois hábitos são prejudiciais. Bebidas alcoólicas e alimentos ricos em açucar, gorduras, corantes e cafeína são conhecidos como gatilhos de dor de cabeça. No caso do álcool, essas crises ocorrem em pessoas predispostas à dor de cabeça.
Ainda sim o jejum prolongado é um provocador ainda mais importante. Nesse caso ou quando há excessos na alimentação, ocorre a variação dos níveis de açucar, causando a dor.

Para prevenir...  alimentação equilibrada, cuidando para fazer os pequenos lanchinhos entre as refeições, a cada quatro horas. Além disso, é sempre bom evitar o exagero das bebidas alcoólicas.


Alteração na rotina do sono: o horário de verão ou a adaptação a outro fuso horário também pode desencadear dores de cabeça. Para não ser afetado com a mudança de horário, o melhor é se programar. Uma semana antes do horário de verão, por exemplo, durma e acorde uma hora mais cedo, pois isso ajuda na adaptação do corpo para quando o relógio for oficialmente adiantado.
Mas quando o destino é um outro país, é bom se preparar para encarar um inimigo do organismo: o "jet leg". Trata-se de um certo desconforto sentido com as viagens mais longas e provocado pela mudança de fuso horário.

Quanto procurar um médico?
Segundo a neurologista Thaís Villa, quando os ajustes na rotina não estão conseguindo prevenir as crises de dor de cabeça, se elas são intensas, e principalmente, se acontecerem mais que três dias por mês, nos últimos meses, é hora de uma avaliação com um especialista.








 

Nenhum comentário: