quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Dicas para evitar acne na gravidez

Como sabemos, quase todos os sistemas do corpo passam por mudanças durante a gravidez. A circulação sanguínea fica alterada, a respiração fica prejudicada devido ao crescimento do bebê, o intestino preguiçoso, a retenção de líquido aumenta e tudo isso se reflete na pele!

Como a acne vai se comportar durante a gestação é uma surpresa e praticamente imprevisível. Cada mulher dependendo de sua predisposição pode ter o quadro atenuado ou agravado devido às alterações hormonais que ocorrem neste período.

O excesso de oleosidade é mais comum no final da gestação quando intensificam as alterações hormonais, mas os cuidados devem ser tomados desde o início da gravidez.

Algumas dicas para evitar e amenizar o problema:

> Lave o rosto 3 vezes ao dia, mais do que isso pode aumentar a produção do sebum e piorar o quadro.

> Faça limpeza de pele regularmente com produtos sem óleo (oil free) e indicados pelo seu médico.

> Evite espremer os cravos e espinhas, isso só agrava o problema e pode deixar cicatrizes.

> Faça limpeza de pele 1 vez por mês com profissional capacitado (mas fique atenta aos produtos utilizados por ela e aparelhos de estimulação elétrica, que são contra-indicados na gravidez).

> Não durma de maquiagem, faça uma boa limpeza na pele antes de dormir, isso evita o fechamento dos poros e futuras espinhas.

> Beba bastante água.

> Em casos mais graves, faça drenagem linfática manual facial, que irá melhorar o aspecto estético.

> Use protetor solar em gel.

> Não aceite sugestões de vendedora, somente seu médico sabe exatamente o que você pode usar sem causar prejuízos a você e seu bebê.

> Se ao final da gestação, o problema persistir, procure orientação de um profissional especializado que terá a solução adequada para seu caso.


Nenhum comentário: