quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Você sabe tomar banho?

Por incrível que pareça, muita gente toma banho errado.  
Tentei fazer um “manual” de como tomar um banho correto!! Por quê? Um banho além de nos deixar cheirosos, retira as células mortas e o sebum (sebo) produzido pelas glândulas sebáceas, preservando a boa higiene.


Dividi em três partes: corpo, partes íntimas e rosto. A lavagem correta dos cabelos escreveremos um post individual. Use água morna, evite água muito quente.  Vamos lá:

Corpo: pelo menos 1 vez ao dia, use a bucha vegetal com sabonete. Molhe a bucha, passe o sabonete. Desligue o chuveiro. Sempre em movimentos circulares, comece pelos braços, axilas, tronco, costas, coxas, glúteos, pernas e pés. Não se deve passar muito de leve e nem com muita força. Uma pressão razoável. Lave a bucha com água corrente e torça-a. Deixe-a pendurada para que ela seque e evite o aparecimento de fungos e bactérias.

Partes íntimas: nas partes íntimas não se passa a bucha, somente a mão com o sabonete.  
Ânus: Lave as pregas anais com as mãos e enxágüe com água corrente.
Pênis: Lave a parte externa e a glande peniana e enxágüe com água corrente. 
Vagina: Lave pequenos e grandes lábios e enxágüe com água corrente. Use sabonete íntimo somente com indicação do ginecologista, pois o sabonete íntimo contém bactericidas que matam as bactérias que equilibram o pH vaginal.

Rosto: lave as mãos, e com um sabonete (não o mesmo que se usa para o corpo) passa-se nas mãos e em movimentos circulares desliza sobre todo o rosto, procurando realizar o movimento sempre pra cima, para não auxiliar a flacidez.  Técnica utilizada para o pescoço e colo. Quanto ao sabonete, consulte sua dermatologista para melhor indicação, sugestões: sabonete glicerinado para bebês (marca pompom ou Johnson) , Actine da Darrow (para peles acneicas) e Dermotivin (para peles oleosas).


Por que usar bucha vegetal? Além de retirar todas as células mortas da pele e promover a renovação diária das mesmas, ela ativa a circulação sanguínea (previne celulite!!), esfolia naturalmente a pele (evita estria!!) e por fim proporciona aquela sensação de limpeza corporal.

Gostou??

Beijosss :)

Nenhum comentário: