quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Lipodistrofia Ginóide: "Celulite"

A "celulite" atinge até 95% das mulheres, principalmente nas fases sujeitas a alterações hormonais como a puberdade, gravidez e uso de pílulas anticoncepcionais, sendo uma das queixas mais frequentes em relação à estética. O aspecto de "casca de laranja" causa incômodo e insatisfação com o próprio corpo, levando à procura de uma solução para o problema. 

As causas que dão origem à celulite não são totalmente conhecidas. Além de uma predisposição hereditária, alterações enzimáticas e hormonais parecem estar envolvidas. As regiões mais atingidas pela celulite são aquelas onde as mulheres costumam acumular mais gordura: abdomem, quadris, culotes, nádegas, coxas e pernas.

A celulite pode estar, ou não, associada à obesidade. As magrinhas também tem celulites!!!! No entanto, com o aumento do peso, ela aparece mais, pois o aumento das células gordurosas acentua o repuxamento das fibras. Quando o acúmulo de gordura ocorre de forma excessiva, pode comprimir vasos sanguíneos e linfáticos levando à formação de edema (inchaço) e fibrose. Nesta situação, a celulite se torna mais grave, formando áreas endurecidas e nodulares. Em alguns casos, ocorre inflamação e dor local.

Para efeito de classificação, a celulite pode ser dividida em: 
Grau 1: os furinhos só são percebidos quando a pele é comprimida. Pode aparecer até mesmo nas crianças, sendo mais comum nas adolescentes.   
Grau 2: os furinhos já são percebidos sem comprimir a pele. Passando a mão sobre a pele, já se percebe uma ondulação, sendo possível sentir alguns nódulos. 
Grau 3: os nódulos são bastante perceptíveis e têm consistência endurecida, demonstrando que já houve formação de fibrose. Pode haver dor local.  

  A celulite não pode ser totalmente evitada, mas algumas dicas podem ajudar:
  • Como a obesidade está relacionada com uma piora da celulite, evite estar acima do seu peso ideal. 
  • Não fume! O cigarro dificulta a circulação do sangue, aumentando a retenção de toxinas e dificultando a oxigenação dos tecidos.  
  • Beba bastante água (2 a 3 litros por dia). Isto estimula a função renal e a eliminação de toxinas. 
  • Cuidado com o sal, que aumenta a retenção de líquidos no organismo. 
A celulite não tem cura definitiva, mas pode melhorar quando o tratamento incluir mudança dos hábitos. Desta forma, pode-se conseguir um resultado melhor e mais duradouro. Em uma próxima postagem colocarei alguns tratamentos estéticos para celulite.....espero que tenham gostado de entender um pouco melhor o que é a tal celulite!!!!!!!!!!

Abraço!!!!!!!!!

Nenhum comentário: