sábado, 18 de dezembro de 2010

Conheça a automassagem

A automassagem é recomendada para todos aqueles que não possuem doenças como diabetes e câncer, e que não apresentam ferimentos no corpo.

Essa técnica foi ensinada pelo massoterapeuta Sydney Donatelli, de São Paulo.

Siga passo a passo para aliviar dores nas costas, pescoço, nuca e até na face.

FACE

1 - Comece com uma fricção circular usando os dedos médio, indicador e anular na mandíbula, abrangendo a gengiva inferior e as glândulas salivares.




2- Continue a massagem na articulação da mandíbula e nesse ponto também faça uma pressão constante com a polpa do dedo indicador.



3- Faça movimentos circulares na região da gengiva superior.





  
4- Com os dedos polegar e indicador em forma de pinça, pressione levemente a região do lábio acima do lábio superior. 





5- Continue com um pinçamento com o polegar opondo-se aos três dedos no osso e maça do rosto, da asa do nariz à orelha.





NUCA e OMBRO

1- Pressão com os polegares na base do osso occiptal (nuca), seguindo do centro para as laterais até a linha posterior das orelhas.




2- Com uma das mãos, faça um movimento de pinça, puxando os músculos da face posterior do pescoço. A cada área pinçada movimente levemente (para frente e para trás), a cabeça re região cervical da coluna.


3. Pince os músculos do ombro, seguindo sempre em direção do pescoço para o braço. A cada área pinçada promova pequenos movimentos de ombro. Use a mão direita para pinçar o ombro esquerdo e vice-versa. Repita a massagem no outro ombro.

4- Faça pressão contínua com os dedos médio e indicador no centro do segmento do ombro. Use a mão direita para o ombro esquerdo de vice-versa.  




COSTAS e COLUNA

1- Promova uma fricção vigorosa com as mãos espalmadas na região lombar da coluna, onde as dores costumam aparecer com frequência. 




2- Use a ponta dos dedos para fazer uma fricção vigorosa e circular sobre o osso sacro com as duas mãos. 





3- Flexione o tronco para frente soltando o peso do corpo e expire fortemente. O movimento também pode ser realizado na posição sentado. 





4- Sentada na cadeira, eleve o tronco para trás, promovendo um arqueamento do tronco e da cabeça, enfatizando a inspiração e com cuidado para não fazer movimentos bruscos, que podem machucar a lombar. 






:)

Nenhum comentário: