quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Cuidados com as unhas

As unhas são formadas por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura, confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e pés. Pode até parecer um detalhe, os homens muitas vezes não reparam, mas o fato é que quando nossas unhas não estão bem cuidadas parece que faltou alguma coisa na produção. Mesmo quem capricha no esmalte e vai semanalmente à manicure, pode ter unhas quebradiças, esbranquiçadas ou com rachaduras. Por isso, elas merecem uma atenção especial!!

Aqui vai algumas dicas para você cuidar bem de suas unhas:

  • Passe sempre creme e óleos nas unhas para evitar o ressecamento;
  • Não corte muito os cantos das unhas para não encravar;
  • Não retire ou afaste as cutículas, elas protegem a matriz ungueal da ação de substâncias químicas e/ou microorganismos;
  • Deixar de usar esmaltes durante 1 semana por mês, usando um hidratante com uréia neste período, ajuda a evitar o ressecamento e desfolhamento das unhas;
  • Evite usar endurecedores de unha, eles podem causar ressecamento e manchas;
  • Qualquer alteração como bordas desfolhando ou quebrando, manchas, descolamento ou espessamento da unha, procure um dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento.
Agora se o problema for unhas descoladas ou esbranquiçadas, é bom prestar atenção. Pode ser micose ou psoríase, que são doenças de pele e apenas um exame clínico ou laboratorial poderá identificar. E, para tratá-las, não adianta recorrer a manicure. Procure um médico!


Beijinhos!

Nenhum comentário: