terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Bronzeamento artificial: muito cuidado!

Chegou o Verãooooo.....



O bronzeamento artificial é tão perigoso para a pele quanto o sol, daí a necessidade de as pessoas serem alertadas e orientadas sobre os riscos que correm. A certeza de que a radiação emitida pelas lâmpadas dos aparelhos de bronzeamento artificial é nociva e causa câncer (tanto carcinoma basocelular quanto carcinoma espinocelular e melanomas) veio de uma série de estudos desenvolvidos por renomados centros de pesquisa do mundo, como a Academia Americana de Dermatologia e o Instituto Americano de Câncer. 


Os perigos, alertam os cientistas, estão justamente na alta emissão de raios UVA, que corresponde a cerca de 95% da quantidade emitida pelos aparelhos em questão, radiação que penetra na camada mais profunda (derme) e, quando em excesso, comprovadamente altera o DNA celular, afetando sua fisiologia e o sistema imunológico do organismo como um todo.
Inacreditável, porém, é a propaganda que se fazem. Se gabam, equivocadamente, de as lâmpadas em questão não serem prejudiciais porque so emitem 5% de UVB, muito "pouca quantidade", portanto, dos raios que efetivamente queimam a pele por atingirem a sua camada mais superficial (epiderme).



Quanto aos UVA, que costumam chamar de raios que só bronzeiam, por desconhecimento ou omissão, sabe-se lá, eles não mencionam o que os raios comprovadamente causam à pele e à saúde. Com isso, essas pessoas que, por ironia, investem muito na propaganda acabam por prestar um "desserviço" à comunidade, na medida em que reforçam o erro bastante comum de se acreditar que somente são prejudiciais à saúde os raios UVB que causam vermelhidão.


Diante da polêmica e choque de informação gerados a partir daí, é fundamental ter consciência de que, embora as lâmpadas dos aparelhos de bronzeamento artificial emitam mais raios UVA, que é verdade, causam menos queimaduras do que os UVB, não significa que esse tipo de bronzeamento não seja prejudicial. Hoje é fato consumado a certeza de que os UVA que o bronzeamento artificial emite têm participação ativa no desequilíbrio celular e relação direta com o melanoma maligno e outros tipos de câncer, produzindo sequelas como lesões, tumores e o envelhecimento precoce. Quem se deixa levar pela moda do bronzeamento e acha vantajoso ostentar uma pele morena o ano inteiro, é importante levar em consideração outro dado alarmante: segundo recentes pesquisas da Academia Americana de Dermatologia, 80% da quantidade de sol que as pessoas poderiam tomar na vida até os 80 anos, digamos - costumam ter sido consumidos aos 18 anos!


Fique ligado, e proteja-se!!!!
Beijosss

Nenhum comentário: