quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Cuidados básicos da manicure evitam doenças contagiosas

Fazer as unhas frequentemente é sinal de higiene, vaidade e cuidado, porém o que era para aparentar saúde pode se transformar em um meio fácil de adquirir doenças contagiosas se não houver cuidados básicos.

Para se ter uma ideia, os riscos ao fazer as unhas vão de irritação e alergias até mesmo uma hepatite B. Um exemplo disso, são os cortes quando a manicure está tirando a cutícula. Os famosos "bifes" podem ser uma porta de entrada para diversas infecções. A maneira mais fácil de prevenir é levando seu próprio alicate para a manicure, assim você tem certeza de não dividir aquele instrumento com ninguém.

Para evitar os perigosos "bifes", é necessário redobrar a atenção com a hidratação dos pés e das mãos. Cremes com uréia e ácido lático deixam a pele mais macia e diminuem a quantidade de pele dura, que a manicure tem o hábito de tirar. 

Segundo Priscila Fernandes Fenise, dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, muitas mulheres se queixam de unhas fracas e pensam que é devido a falta de vitaminas no organismo, mas isso não é verdade. "O grande motivo deste problema é o uso contínuo de esmaltes nas unhas e a falta de hidratação, por isso retirar o esmalte de vez em quando e sempre passar um creme nas mãos e nos pés é muito importante."

A dermatologista conta que a aparição de micoses, inflamações na cutícula e ondulações nas unhas são problemas que aparecem com freqüência no consultório. "Algumas manicures forçam demais para empurrar a cutícula, o que pode causar um trauma na matriz da unha, por isso é necessário cuidado."

Ela também explica que os materiais utilizados devem ser descartáveis. "A bacia ou o potinho com água, se utilizados, devem ser protegidos com um plástico descartável e as lixas também têm que ser usadas só uma vez", enfatiza.

Cuide-se!

Nenhum comentário: