quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Foliculite (bolinhas depois da depilação)

Foliculite é aquela inflamação parecida com "espinha" ou conhecida como pêlo encravado.
São causadas principalmente por bactérias provocadas por fricção das roupas, por bloqueio do folículo piloso ou pelo ato de barbear.

Elas surgem principalmente na região da virilha (para as mulheres), na região da barba (para os homens) e na depilação com cera, mas pode surgir em qualquer lugar do corpo onde tenha pêlos. 


O melhor tratamento é a prevenção. Então vamos ficar atentos para as dicas para evitar a foliculite.



1. Higiene
> Depilação com cera: No centro estético ou salão de beleza, certifique que os equipamentos são descartáveis (cera, paper, palitinhos e outros) e exija que a depiladora use touca, luva e máscara de proteção (lembre-se de evitar o máximo de contaminação de bactérias. A boca, por exemplo, tem muitas, mas MUITAS bactérias).



> Depilação com lâmina: Mantenha o aparelho bem limpo e depois de usar a lâmina lave bem o aparelho (de preferência com um sabonete anti-séptico) e mantenha em um lugar fechado e seco.




> Evite usar calça apertada demais, pois ficará um lugar quente, úmido e machucado: um hotel 5 estrelas para as bactérias!







2. Esfoliação

> Manter a pele mais lisinha e livre das células mortas que dificultam a saída do pêlo à superfície (dando origem ao então, pêlo encravado). Só cuidado para não exagerar. Esfoliar demais pode machucar a pele.
> Fazer a esfoliação ANTES de depilar ou barbear.






3. Técnica
> Na depilação com cera, você pode pedir para que use o aparelho de alta frequência depois da depilação, pois ele tem ação calmante, bactericida e cauterizadora. 


Mas se mesmo assim, com todos esses cuidados, sua pele tem pré-disposição a foliculite, e você ainda quer se livrar dos pêlos, a melhor solução é depilação a laser.



Nenhum comentário: