terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Qual a relação entre cabelos brancos e radicais livres?


Hoje sabe-se que a formação excessiva de radicais-livres, numa concentração que superior ao poder de equilíbrio interno, mecanismo natural de defesa do corpo, pode sim comprometer a síntese de melanina e provocar a perda acelerada da coloração natural do cabelo. Os "radicais livres", moléculas muito reativas, atacam as proteínas e o DNA do corpo, causando degeneração em vários níveis diferentes, inclusive deixando os cabelos brancos. 


Hábitos de vida inadequados, como o fumo, a exposição continuada a radiação solar, ambientes poluídos, alimentação desequilibrada, cheia de gordura hidrogenada e até strees são ativadores da produção de radicais-livres e têm ação prejudicial ao organismo. 

Mas existe esperança! 

Parece inacreditável, mas existem estudos que evidenciam o fato que é possível repigmentar cabelos brancos, desde que os melanócitos não tenham perdido sua integridade totalmente, o que acontece na fase inicial da embraquecimento do fio. 

Vitaminas como ácido fólico, ácido pantotênico e vitamina B12, administradas em doses ortomoleculares, associadas ou não, dependendo do caso, a alguns antinflamatórios específicos, podem reativar a produção de melanina e ajudar o cabelo a recuperar sua cor natural, fantástico! 


Se você está percebendo os primeiros fios brancos e não os quer de forma alguma, corra já para um dermatologista idôneo e converse a respeito, pode dar certo! 

Beijos!!!

Nenhum comentário: