quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Por que cada vez mais pessoas preferem comer apenas alimentos de origem vegetal?

Excluir das refeições alimentos de origem animal não é uma escolha fácil, principalmente para aqueles que optaram por esse estilo de vida já na fase adulta, já que é preciso fazer uma série de adaptações nos hábitos alimentares. Mas, apesar disso, no Brasil cada vez mais as pessoas se tornando vegetarianas.

Segundo a nutricionista Andréia Gomes Martins João, mestranda pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, uma das principais vantagens de não consumir carne é a diminuição da ingestão de gordura saturada. “Ela está presente quase que exclusivamente nos alimentos de origem animal, gordura essa que traz malefícios à saúde, principalmente na questão cardiovascular. Ela pode agravar o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis degenerativas, como diabetes, hipertensão e dislipidemias”, explica.

É importante lembrar que a carne, em especial a vermelha, contribui muito para ingestão de vitamina B12 e ferro, nutrientes essenciais para saúde. Porém, com uma alimentação bem elaborada por um profissional, é possível alcançar as recomendações desses nutrientes sem a ingestão de carne. A soja, por exemplo, pode ser uma boa opção para substituir a carne, pois é considerada um alimento completo a nível protéico uma vez que contém todos os aminoácidos essenciais para o corpo (leucina, isoleucina, valina, treonina, metionina, fenilalanina, triptofano e lisina).

Você sabia que existem diferentes tipos de vegetarianismo. Veja quais são eles:

Ovolactovegetarianos: pessoas que retiram a carne da sua vida, mas continuam ingerindo outros alimentos de origem animal, como ovos, leite e derivados de leite (manteiga e queijo, por exemplo). 

Lactovegetarianos: esse grupo não consome ovos em sua dieta, porém consome produtos que contêm leite ou derivados

Veganos: não ingerirem nenhum alimentos de origem animal (carne vermelha, peixe e aves), ou qualquer outro tipo derivado do animal (ovos, leite, queijos, etc) – até mesmo o mel.

Se identificou com o mundo dos vegetarianos?

Então lembre-se: faça variedades na alimentação e consuma frutas, hortaliças, leguminosas, cereais integrais e só realize qualquer mudança em sua dieta após acompanhamento ou prescrição nutricional.
Beijinhos, 

Nenhum comentário: