sábado, 27 de novembro de 2010

27 de novembro: Dia Nacional de Combate ao Câncer

Depois começar o dia bemm, com uma caminhada/corrida, é hora de falar sério... Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Câncer.


Esse dia foi criado desde 1988 para que a população tenha mais conhecimento sobre o tratamento, e principalmente sobre a prevenção dessa doença.



Cuidar bem de você e de seus queridos!!! Não é uma das coisas mais importantes da vida? O que pode parecer óbvio, nem sempre está de fato em nossas ações do dia a dia... Por isso, vamos procurar ter uma alimentação balanceada, sem exagero no consumo de carnes e bebidas alcoólicas. Praticar atividade física.. Parece tão clichê, não é? Acontece que exercícios físicos melhoram muuuito a qualidade de vida, está em todos os livros, matérias, notícias e googles para pesquisar! Para quem não faz nada há algum tempo, é muito difícil começar (experiência própria!), mas é só dar o primeiro passo. Depois você acostuma, e sente falta de se exercitar. Ah, e claro, procure alguma coisa que lhe agrade! Vamos ver algumas vantagens básicas da atividade física:


  • Menos estresse e depressão, mais autoconfiança;
  • Melhora a postura e flexibilidade;
  • Ajuda a combater os maus hábitos (como o fumo, por exemplo);
  • Mais resistência às doenças;
  • Estimula a liberação de endorfina (neurotransmissor do bem estar);
  • Mais disposição;
  • Melhora alimentação e sono. 


Precisa de mais pra comprovar??


Voltando ao assunto do combate ao câncer, outras medidas de precaução: usar filtro solar sempre, e evitar exposição excessiva ao sol; além é claro da necessária distância do cigarro e seus correlatos, são a chave para evitar ao menos 80% dos tumores que hoje atingem o homem e a mulher.


Com o aumento da expectativa de vida e fim de doenças que antes dizimavam milhões, o câncer se tornou o grande vilão para a qualidade de vida e saúde de todos nós. Não por acaso a ciência médica avançou a passos largos nos últimos anos e os oncologistas de hoje já podem dizer que o câncer é uma doença sob controle.


Mas, como dizem, prevenção é o melhor remédio. Então nada como fazer a nossa parte e evitar esta doença....


Beijos! :)

Nenhum comentário: